Design de sorrisos

01Apr09

Neste dias aconteceu comigo mesmo, e ri-me com um objecto de design!!!

Estava eu no pizzart em Aveiro e qual é o meu espanto e a minha hesitação a quando da entrada na casa de banho: Não sabia que porta escolher. Direita, esquerda, direita, esquerda e com vergonha de não entrar na correcta reparei que as portas estavam simplesmente repletas de nomes – Ora femininos ora masculinos. Não havia aqueles letreiros com preto no branco a dizer WC. Haviam portas normais com nomes. O factor surpresa fez-me sorrir.

wc1

(Este seria um exemplo de nomes para uma casa de banho mista 😀 No entanto este exemplo é igual na forma. A nuvem de letras é igual só  os nomes masculinos e femininos estão separados como referi em cima).

Ao reflectir sobre o assunto, lembrei-me de umas palavras do Designer Sebastian Bergne escritas no livro Design do Séc XXI:

«Estou contente com um design quando faz as pessoas rir».

Usar esta subtileza aprazedora nos design´s é como criar uma relação invisivelmente forte entre o cliente/utilizador da peça e a própria peça/produto. Existem diversos factores que permitam fazer alguém sorrir: um objecto com factor surpresa, com familiaridade, satisfação, orgulho, beleza, humor ou curiosidade. O estimulo destas reacções associado a um objecto criado que cumpra as suas funções base seria o despertar para a perfeita harmonia da vivência Homem Vs Objecto.

 

clood


No Responses Yet to “Design de sorrisos”

  1. Leave a Comment

Leave a Reply

