Tipografia na Web

23Feb09

Após o lançamento da primeira “letra” na web por Tim Berners-Lee, conseguimos identificar, em todo o percurso da história, um conjunto diversificado de maneiras de comunicação (som, vídeo, scripto…). Contudo, é impossível passar indiferente à importância que o texto continua e continuará a ter como meio vinculativo. “Uma imagem tem mil palavras” mas o que pretendemos comunicar por vezes precisa de ter caracteres exactos. E quando falamos de comunicação objectiva é ao objecto, letra, palavra, frase, conjunto de texto ao qual dedicamos especial atenção. É neste sentido que alguns cuidados no uso de fontes para a web devem ser tidos em conta: contraste, tamanho, hierarquia e espaço.

 

Contraste

Uma tipografia vermelha pálida sobre um fundo cor-de-roza poderá não ser a melhor forma de se ler. Para a web é usado o sistema subtractivo RGB enquanto o sistema usado para impressão é o CMYK – aditivo. Para a web quando são misturadas todas as cores (Red+Green+Blue) obtemos o branco ao invés do sistema aditivo ao qual se obtém o preto.

contraste6

Pessoalmente não gosto de ler longos textos na web no entanto, mas por vezes é necessário e caso o volte a necessitar, iria gostar de me deparar com uma tipografia em tons claros e com um fundo escuro. Isto porque, como é usado o sistema de cor aditivo, usar um fundo branco iria implicar o uso de todo o espectro de cores ao qual tornaria a leitura cansativa.

 

Tamanho

Parece regra geral que um bom webdesign necessita de uma tipografia bem “pequenina”. Até se poderia dar a desculpa de o uso tipográfico não ser o mais adequando, devido às limitações do utilizador, e portanto, a colocação da tipografia bem pequena seria a solução. A verdade é, que nos dias de hoje, já se usam bastantes técnicas de forma a tornar os nossos documentos mais apelativos, com diversificadas fontes tipográficas.

tamanho4

 

Hierarquia

Como seleccionamos o que lê-mos primeiro?

hierarquia2

Existem diversas maneiras despertar atenção a determinados blocos de texto: pode-se mudar a cor e temos logo a percepção que este particular texto é importante;

Ou simplesmente usar estilos para blocos de texto;

Uma ultima ressalva fica para a importância da boa hierarquização. Se tentarmos destacar todo um bloco de texto o mais certo é não conseguirmos destacar nada, porque estamos a tentar destacar tudo.  É necessário para isso definir à partida os tópicos chave de um bloco de texto.

 

Espaço

espaco

Espaço permite-nos ter uma pausa na leitura. É uma lufada de ar fresco, o carregar de baterias.

Textos densos e sem formatação tornam-se cansativos e pesados, a utilização destas técnicas são uma simples dica para os tornar mais apelativos e fáceis no momento de serem lidos.

 

WEBGRAFIA

1- http://www.csstypeset.com/

CSS TypeSet é uma ferramenta de formatação tipografica inloco que devolve o código CSS usado. Util para quem necessita de formatar textos para a web.

2 – How-to-use-any-font-you-wish-with-flir

Ferramenta que possibilita o uso de tipografias não seguras para a web.

Advertisements


No Responses Yet to “Tipografia na Web”

  1. Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: